Para realizar o cálculo de suas operações com opções, basta importar as notas de corretagem destas negociações no sistema, as quais são geradas por sua corretora.
Em regra, as opções são consideradas operações comuns e entram juntamente da apuração de ações, ETFs e demais operações deste tipo. Caso sejam negociadas em day-trade, entrarão neste tipo de operação ao invés do anterior.
A apuração do resultado das opções ocorre apenas quando as mesmas são finalizadas, podendo estas serem finalizadas das seguintes formas:
Exercício de opções
Caso haja o exercício destas opções, sua corretora irá gerar uma nova nota informando o exercício, a qual também deverá ser importada no sistema para que o exercício seja considerado.
Neste caso, a apuração do lucro ou prejuízo será calculada juntamente ao valor da compra ou venda do ativo, sendo o prêmio da opção somado ou diminuído do strike, a depender da forma em que a operação foi realizada.
Liquidação com vendas ou recompra
Se você realizou a compra ou venda de alguma opção e resolveu finalizá-la vendendo ou recomprando a opção, basta importar a nota de corretagem que finalizou a opção para apuração automática.
Neste caso, o lucro ou prejuízo será a diferença do prêmio de abertura e de finalização da opção.
Liquidação com vencimento (a opção virou pó)
Por último, caso não haja o exercício desta opção, o sistema irá finalizar automaticamente a opção com base na data de vencimento e você poderá verificar estes resultados nos relatórios do sistema.
O resultado irá depender se a opção foi vendida ou comprada, gerando um lucro ou prejuízo, respectivamente.
Quaisquer dúvidas podem ser resolvidas através de um chamado para nossa equipe de suporte, através do botão Ajuda em sua conta.