A Calculadora de IR da Sencon emitirá seu DARF mensal atualizado. Para isso, basta que, no momento de emitir o DARF, informe a data em que pretende fazer o pagamento.
A guia será gerada com os campos de “multa” e “juros” atualizados. Assim, você poderá preencher no momento de quitá-la em seu banco.
Como são calculados as multas e juros pela perda do prazo de pagamento do DARF?
O DARF tem seu vencimento padrão no último dia útil do mês subsequente ao fato gerador. Em outras palavras, se obtiver um lucro em janeiro, você terá até o último dia útil de fevereiro para pagar o imposto sem acréscimos. É importante ficar atento ao calendário da Receita Federal, caso exista algum feriado ao final de cada mês.
Após o vencimento, o DARF terá uma multa diária de 0,33%, que inicia no primeiro dia útil e atinge o valor máximo de 20% do valor devido. Após cerca de 60 dias corridos, a multa de mora atingirá seu valor total.
Os juros seguem a taxa selic mensal, sendo que, para o mês corrente em que a taxa ainda não foi calculada, será considerado 1% de acréscimo sobre o valor devido.
Por isso, a multa de mora pelo atraso no pagamento será de no máximo 20%. Já os juros continuam acumulando conforme passar o tempo, razão esta que demanda atenção para pagar o quanto antes os DARFs em atraso.