Declaração de Imposto de Renda para day trade: como funciona?

Entenda como funciona a declaração de Imposto de Renda para day trade e como você pode se preparar para evitar erros.

É comum que os investidores tenham muitas dúvidas quando o assunto é declarar IR. Em meio a tantas operações, quais informações devem ser informadas? E, mais especificamente para os day traders, como funciona a declaração de Imposto de Renda para day trade?

Com uma adesão cada vez maior entre os investidores, o day trade é uma opção que pode gerar ótimos resultados de ganhos em curtíssimo prazo. A grande questão é fazer a declaração de todos esses ganhos na hora de preencher o IR. Afinal, podemos estar falando de dezenas de operações ao longo do ano.

Para ajudá-lo neste momento, vamos conferir como funciona a declaração de Imposto de Renda para day trade. Acompanhe logo a seguir!

O que é o day trade?

O day trade é uma operação de renda variável que consiste na compra e venda de ações e outros ativos no mesmo dia. Trata-se de uma abordagem mais arrojada adotada por alguns investidores para maximizar os seus ganhos – aproveitando-se das oscilações da Bolsa de Valores.

Tecnicamente, as operações consideradas day trade devem começar e terminar no mesmo dia – na mesma corretora e com o mesmo ativo.

Como fazer a declaração de Imposto de Renda para day trade?

Todos os investidores que realizam operações na bolsa de valores são obrigados a fazer a declaração anual do Imposto de Renda. Nesse momento, os investidores devem apresentar todos os ativos da carteira de investimentos e especificar suas movimentações mensais.

Mas como as movimentações de day trade devem ser declaradas no IR? Veja só um passo a passo:

  1. Acesse a ficha “Renda Variável” e clique em “Operações Comuns/Day Trade” para informar o lucro ou prejuízo realizado em cada mês do ano;
  2. No preenchimento de cada mês, verifique em “Consolidação do mês” se a alíquota foi calculada no campo “Imposto a Pagar” corretamente;
  3. Informe o valor pago durante o ano via DARF em “Imposto Pago”;
  4. Verifique se há prejuízos para serem compensados do ano anterior. Se houver, informe o valor em “Prejuízo a compensar”;
  5. Para compensar o IR retido na fonte, clique em “IR Fonte no mês” e informe os valores em “IR Fonte Day-Trade no mês”;
  6. Informe os valores na ficha “Imposto Pago/Retido”, no campo “3 – Imposto sobre a renda na fonte”, junto com os valores das vendas acima de R$ 20 mil em ações.

É importante ressaltar que esse processo deve ser realizado para todas as operações de day trade. Nos meses em que não houve operações de day trade, basta preencher com R$ 0,00 nos campos de cada mês.

Além disso, ao chegar ao fim do preenchimento, você pode verificar no mês de dezembro o total de IR retido na fonte, que mostrará todo o valor retido do ano.

Como incide o IR em day trade?

Já vimos como funciona a declaração de Imposto de Renda para day trade. Mas como funciona a tributação sobre essas operações?

Nessas aplicações, a alíquota do Imposto de Renda é de 20% sobre os ganhos obtidos. Além disso, não existe faixa de isenção como ocorre nas operações normais. Ou seja, o investidor será tributado independentemente do valor negociado.

Outro ponto importante é em relação ao imposto dedo-duro. A corretora que faz a intermediação das operações de day trade fica responsável por reter 1% sobre os ganhos. Por conta disso, o investidor pode realizar a compensação do valor retido ao efetuar o pagamento do DARF.

Já se o investidor não pagar o imposto sobre o day trade, é cobrada uma multa com juros de 0,33% ao dia sobre o imposto devido – com um teto de 20% do total. Além disso, o valor em déficit será corrigido de acordo com a taxa Selic durante o período de inadimplência.

Simplifique sua declaração de Imposto de Renda para day trade!

Você quer fazer sua declaração de Imposto de Renda para day trade de um jeito fácil e rápido? A Sencon possui as ferramentas ideais para ajudá-lo!

Com a Calculadora de IR da Sencon, você pode automatizar a geração mensal do DARF e a declaração anual do Imposto de Renda para operações na Bolsa de Valores.

Veja tudo o que você encontra na Calculadora de IR da Sencon:

  • Cálculo de todas as notas de corretagem enviadas para o nosso sistema
  • Posições em ações
  • Preço médio de cada ativo
  • Envio de notas de corretagem
  • Orçamento grátis para o seu IR
  • Suporte via chamado e e-mail
  • Múltiplos relatórios do resultado de suas operações realizadas
  • Geração de DARF com juros e multas, se necessário
  • Sem limite de corretoras, operações ou de valor investido
  • Relatórios para revisão da contabilidade de forma simplificada

Além disso, com o Premium Light, você garante assessoria tributária completa durante 12 meses, com a Declaração Anual de IR do ano vigente.

Um especialista fica responsável por calcular e declarar o seu IR sobre B3 e por enviar, mensalmente, relatórios de sobre sua conta e DARFs que eventualmente são gerados.

‍Além disso, você ganha o Controle de Resultados para acessar relatórios como: Análise de FIIs, Resultados BM&F, Proventos em dinheiro e mais oito relatórios!

Você gostou das informações sobre a declaração de Imposto de Renda para day trade? Quer conhecer melhor os serviços da Sencon? Então visite o nosso site!

Conheça a calculadora de IR mais completa do mercado, com um desconto exclusivo!

Conhecer a Sencon