Como pagar menos imposto no day trade?

Você quer pagar menos imposto no day trade? Confira uma série de dicas que preparamos para você.

Todo investidor busca maximizar a lucratividade das suas operações, certo? Uma das formas de colocar isso em prática é pagar menos imposto no day trade. Com isso, a rentabilidade das aplicações sofre um impacto menor dos custos tributários.

Mas será que realmente é possível pagar menos imposto no day trade? Logo a seguir veremos algumas estratégias que você pode adotar para colocar isso em prática!

O que é o day trade?

Antes de falarmos sobre imposto no day trade, vamos compreender melhor como funcionam essas operações.

O day trade é uma operação de renda variável que consiste na compra e venda de ações e outros ativos no mesmo dia. Essa é uma abordagem mais arrojada adotada por alguns investidores para maximizar os seus ganhos – aproveitando-se das oscilações da Bolsa de Valores.

Tecnicamente, as operações consideradas day trade devem começar e terminar no mesmo dia – na mesma corretora e com o mesmo ativo.

Como incide o IR em day trade?

A regra da incidência de imposto no day trade é bem simples: basta aplicar a alíquota de 20% sobre os ganhos obtidos.

Além disso, é importante ressaltar que não existe faixa de isenção como ocorre nas operações normais. Ou seja, o investidor será tributado independentemente do valor negociado.

Outro ponto importante é em relação ao imposto dedo-duro. A corretora que faz a intermediação das operações de day trade fica responsável por reter 1% sobre os ganhos. Por conta disso, o investidor pode realizar a compensação do valor retido ao efetuar o pagamento do DARF.

Já se o investidor não pagar o imposto sobre o day trade, é cobrada uma multa com juros de 0,33% ao dia sobre o imposto devido – com um teto de 20% do total. Além disso, o valor em déficit será corrigido de acordo com a taxa Selic durante o período de inadimplência.

Como pagar menos imposto no day trade?

1. Compense os prejuízos obtidos

A primeira estratégia para pagar menos imposto no day trade é compensar os prejuízos em operações futuras. Ou seja, você pode usar os prejuízos acumulados em aplicações de day trade para descontar o imposto sobre os lucros do mês atual.

Na prática, isso faz com que o valor de imposto a ser recolhido diminua – e seus prejuízos não pareçam mais tão ruins assim.

Quer uma notícia melhor ainda? Não existe um prazo para compensar os prejuízos. Ou seja, você pode aproveitar essa estratégia no mês seguinte ou em outros meses em que obtiver lucro no futuro.

2. Aproveite a restituição do valor de IRRF

Uma outra maneira de minimizar os impactos do imposto no day trade é aproveitar a restituição do valor de IRRF – que permite reaver o seu dinheiro.

O IRRF tem a função de informar para a Receita Federal o IR relativo às operações realizadas na Bolsa de Valores. Entretanto, como esse é um valor retido anteriormente pela Receita, é possível utilizá-lo para compensar o valor de imposto a pagar ou deduzi-lo na declaração de ajuste anual.

3. Calcule e pague o imposto mensalmente

Por fim, seguir as exigências de recolher os impostos devidos mensalmente também vai ajudá-lo a pagar menos imposto no day trade.

Conforme já vimos, deixar de pagar imposto no day trade gera uma multa com juros de 0,33% ao dia sobre o imposto devido – com um teto de 20% do total. Além disso, o valor em déficit será corrigido de acordo com a taxa Selic durante o período de inadimplência.

Ou seja, o controle mensal dos impostos devidos garante que você não tenha que encarar acréscimos sobre os valores devidos para a Receita Federal.

Simplifique o recolhimento de imposto no day trade!

Você quer garantir mais eficiência no controle das operações e recolhimento de imposto no day trade? A Sencon possui as ferramentas ideais para ajudá-lo!

Com a Calculadora de IR da Sencon, você pode automatizar a geração mensal do DARF e a declaração anual do Imposto de Renda para operações na Bolsa de Valores.

Veja tudo o que você encontra na Calculadora de IR da Sencon:

  • Cálculo de todas as notas de corretagem enviadas para o nosso sistema
  • Posições em ações
  • Preço médio de cada ativo
  • Envio de notas de corretagem
  • Orçamento grátis para o seu IR
  • Suporte via chamado e e-mail
  • Múltiplos relatórios do resultado de suas operações realizadas
  • Geração de DARF com juros e multas, se necessário
  • Sem limite de corretoras, operações ou de valor investido
  • Relatórios para revisão da contabilidade de forma simplificada

Além disso, com o Premium Light, você garante assessoria tributária completa durante 12 meses, com a Declaração Anual de IR do ano vigente.

Um especialista fica responsável por calcular e declarar o seu IR sobre B3 e por enviar, mensalmente, relatórios de sobre sua conta e DARFs que eventualmente são gerados.

‍Além disso, você ganha o Controle de Resultados para acessar relatórios como: Análise de FIIs, Resultados BM&F, Proventos em dinheiro e mais oito relatórios!

Você gostou das dicas para pagar menos imposto no day trade? Quer conhecer melhor os serviços da Sencon? Então visite o nosso site!

Conheça a calculadora de IR mais completa do mercado, com um desconto exclusivo!

Conhecer a Sencon